Notícias

10/09/2012

Rio 2016™ recebe a Bandeira Paralímpica no Encerramento dos Jogos Paralímpicos de Londres

Após o Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, receber a bandeira no Estádio Olímpico de Londres, a apresentação do Rio 2016™ foi introduzida por um vídeo

Enviar para um amigo

(Foto: ©Wander Roberto / Rio 2016™)

O Rio 2016™ comemorou a entrega da Bandeira Paralímpica por Londres ao Rio de Janeiro com uma apresentação de oito minutos na noite de domingo durante a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Paralímpicos Londres 2012. O segmento destacou o conceito de “alegria” – promovendo os temas “diversidade cultural”, “harmonia” e “energia contagiante”.

Após o Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, receber a bandeira no Estádio Olímpico, a apresentação do Rio 2016™ foi introduzida por um vídeo de 44 segundos sobre o conceito central do segmento, a “Alegria”, com imagens de atletas Paralímpicos brasileiros.

O principal elemento da apresentação do Rio 2016™ envolveu três “batalhas” de dança e três apresentações musicais. As “batalhas” de dança foram inspiradas em um fenômeno cultural das comunidades cariocas, conhecido como “Funk do Passinho” – uma mistura atualizada do break-dance norte-americano com ritmos brasileiros que se espalhou entre as comunidades do Rio de Janeiro.

A competição entre as equipes de dança inspirou as outras duas “batalhas” da noite, envolvendo danças regionais brasileiras – parafuso, frevo, samba e capoeira – e uma dança europeia – o balé clássico. As “batalhas de dança” celebraram a diversidade cultural brasileira e como ela contribui para criar comunidades melhores e mais unidas.

As apresentações musicais entremeando as “batalhas” de dança trouxeram para Londres três grandes atrações musicais brasileiras: Carlinhos Brown, Os Paralamas do Sucesso e Thalma de Freitas.

O clímax da apresentação do Rio 2016™ foi a apresentação da música “É Hoje”, por Carlinhos Brown e Thalma de Freitas, vestida como a versão de Hollywood icônica do carioca, Carmen Miranda. Em seguida, os atletas Paralímpicos brasileiros Daniel Dias e Adria Santos subiram ao palco com a marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016™, em um convite para que todo o mundo venha viver um grande momento no Rio daqui a quatro anos.

Cao Hamburger e Daniela Thomas foram os diretores artísticos da apresentação; Abel Gomes foi o responsável pela supervisão criativa e Marco Balich foi o produtor executivo.

Carlos Arthur Nuzman, Presidente do Rio 2016™, disse: “Receber a bandeira Paralímpica de nossos amigos aqui em Londres deixa a todos no Rio e no Brasil muito orgulhosos. Com a nossa apresentação na Cerimônia de Encerramento dos Jogos Paralímpicos Londres 2012, oferecemos um aperitivo de como os Jogos no Rio em 2016 serão uma experiência alegre para o mundo.

“Vamos assegurar que o grande trabalho feito aqui em Londres para promover inclusão, acessibilidade e o esporte Paralímpico continue no Rio”.

Enviar para um amigo

Filtrar em Notícias

Newsletter

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias do Rio 2016.

+
Notícias

RSS de notícias

Fique sabendo imediatamente quando uma nova informação é publicada.

+ASSINE JÁ