Perguntas Frequentes

The Frequently Asked Questions section was created to easily clarify the main subjects concerning the Rio 2016 Games.

  • 1. Como será garantida a segurança durante os Jogos?

    Os Governos trabalharão de forma integrada com o objetivo de garantir um ambiente seguro e agradável para os Jogos. Os Jogos irão agir como um grande catalisador de melhorias de longo prazo nos sistemas de segurança da cidade do Rio de Janeiro, representando uma oportunidade real de transformação, por meio de um processo que teve início com a realização dos Jogos Pan-americanos de 2007 e tem evoluído com os preparativos para a Copa do Mundo da FIFA de 2014.

    O planejamento da operação de segurança dos Jogos foi baseado em uma análise completa de segurança e riscos relacionados, desenvolvida por especialistas internacionais em gerenciamento de riscos e segurança, em cooperação com as autoridades brasileiras competentes.

    A experiência do Brasil em garantir a segurança de grandes eventos na cidade, como a etapa brasileira do Revezamento da Tocha Olímpica de Atenas 2004, o famoso Carnaval carioca e as comemorações de Réveillon irão garantir a entrega de uma operação de segurança bem sucedida e amigável.
    O projeto das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro, que vem sendo realizado através de um planejamento responsável e criterioso, já está trazendo benefícios para a população.

  • 2. Qual relação entre a organização dos Jogos Rio 2016 e a Copa do Mundo de 2014?

    Os Comitês Organizadores da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Rio 2016 são entidades distintas, que trabalham em cooperação e mantém contato próximo de diversas formas, seja no nível técnico, para a realização do torneio olímpico de futebol, seja em discussões e trocas de informações nos pontos em comum aos dois eventos, sempre seguindo as orientações da FIFA e do COI.